terça-feira, 28 de junho de 2011

"É PROIBIDO PENSAR?"



Sabe o que penso?...
... Que as pessoas estão com 'PREGUIÇA DE PENSAR'. E os que pensam por si próprios, não raramente são atacados por indivíduos que utilizam-se de subterfúgios superficiais e desprovidos de concretismo, como argumentos ridicularizados e permeados por um Senso Comum lamentável, para agredir aos conscientes.
Acredito que "o mal mais nocivo" (redundante mesmo) do ser humano é ser impulsivo, o que o faz retroceder, sendo tão suscetível à valores da "massa" gritante e tão manipuladora espalhada por todos os lugares.
Pensar por si próprio pode também ser apenas clichê para quem afirma ser "independente", e fazer jus à isso necessita que a essência seja intrínseca nesse pensamento. Palavras são vãs se a alma não caminha juntamente à elas.
E eu reafirmo quantas vezes forem necessárias a minha decisão de menosprezar a "acefalia" e combatê-la abertamente.
Não utilizo de auto-suficiência, tampouco espero que isso soe "um ar superior", pois o pior erro de alguém é achar-se eminente, quando se tem consciência de que há um horizonte indizível e intérmino para se aprender.
Assumo a minha pequenez; no entanto, revido contra a tolerância de me tornar cega perante a moral burlada e acometida por tamanhas sujidades. Eu não sou moralista, tampouco extremista ou radicalista, mas ainda acredito em bons costumes, e os recomendo. E a minha principal premissa é "Aprender a pensar sempre". E isso não inclui "achismos alheios" sobre a minha opinião em ser assim.
Para isso eu apoio o intuito da Filosofia, que é instruir e expandir o pensamento da maneira com que convém à cada um. Ao contrário do que muitos pensam, a Filosofia não estereotipa, ela apenas faz refletir acerca de caminhos possíveis a serem traçados, reflexões as quais dependem unicamente de cada ser.
Infelizmente a Filosofia foi banalizada pelo "poder". Sim. Nas escolas é motivo de escárnio, loucura ou frivolidade.
O que muitos não compreendem é que isso é fruto de uma ideologia política, que deseja "apenas" manipular uma classe que não pensa, pobre de espírito, fraca de argumentos e facilmente moldável, volúvel.
Expresso minha tristeza perante esses absurdos protagonizados no palco da política nacional, e em tantos outros contextos tão explicitados em nossa sociedade, derivados de uma "cultura" e má-influência histórica, milenares.




(Najla Tirabassi)







Um comentário:

  1. Infelizmente os detentores do conhecimento, ao longo da existência humana, entenderam que a inteligência era mais valiosa e poderosa que qualquer tesouro ou arma. A classe dominante então, para assegurar seu domínio, certificou-se de restringir sua distribuição de acordo com seus interesses...
    Antigamente, não deixavam sequer que a população se alfabetizasse. Hoje, dizem se esforçar para disseminar o conhecimento, mas não dizem que tal conhecimento disseminado é apenas o que interessa que o proletário receba.
    Afinal, atualmente, não basta uma massa de força de trabalho, é necessária uma instrução mínima para que possam trabalhar.
    Porisso se ensina tanto a técnica de como se trabalha, e pouco se ensina a pensar...
    Filosofia, sociologia, ética e teologia são ministrados a dicentes que não estão preparados para aprender tais disciplinas, e o pior, de maneira que eles percam o interesse se um dia tiveram...

    Porisso valorizam tanto aqueles que ainda sabem pensar...
    Conhecimento disponibilizado por meios digitais, torna desnecessário decorar e memorizar técnicas...
    Valorizando aqueles que sabem diferir certo e errado, útil e inútil diante de um mar de informações...

    Ai então, ensina-se(corrompe-se) tais poucos que ainda sobram, para que estes valorizem a si mesmos e usem suas habilidades para ganhos próprios, tornar-se mais um da classe dominante...

    Ai é que está o mal da sociedade, quiçá, da humanidade...

    A desigualdade, que é intencionalmente mantida...

    Afinal, para que uns possam trabalhar pouco e ganhar muito, outros precisam trabalhar muito e ganhar pouco...

    Isso nos leva a pensar...
    Onde nos encaixamos nessa?
    Estamos trabalhando para alguém ganhar mais?
    Ou há alguém trabalhando para ganharmos mais?

    Ao menos no Brasil, podemos ter certeza nesse sentido, com direito a números:
    Centenas de milhões(população) trabalham 1/3 a mais para que algumas centenas(políticos) ganhem muuiiitooo mais...

    E ninguém faz nada...

    ResponderExcluir