segunda-feira, 7 de março de 2011

Sobre a Felicidade...


Não existe um caminho para a felicidade, assim como as verdades não são absolutas.
As pessoas são ímpares. As consequências de cada ato, embora similares à situação de outrem, são singulares.
Logo:
"Duo cum faciunt idem, non est idem" (Quando duas pessoas fazem o mesmo, não é o mesmo).
Não existe fórmula certa para ser feliz. A felicidade deve ser criada por cada um de nós. Ela depende única e exclusivamente de nossa pré-disposição e aceitação do novo, mesmo que isso implique em condições para aprender a contornar a dor, a tristeza. Faz parte de um processo de amadurecimento.
Não tem como se fazer um omelete, sem quebrar os ovos. Assim como não é possível ser feliz sem saber o que é tristeza, dor.
Não tem como crescer e amadurecer, sem cair, sem errar.
Não nascemos prontos para o mundo, e na verdade nunca estaremos 100% precavidos e informados de todos os riscos.
A vida é um ciclo que envolve perdas, dores. Mas o que faz-nos superar e criar o caminho para ser feliz, é que as dores e os tombos são para aprender a crescer, e não para ficarmos no chão, nos sentirmos impotentes. Ninguém é super-homem ou Deus para sempre fazer o certo, ou adivinhar e calcular os passos a serem dados.
A vida é muito curta para desistir logo.
O fato de as coisas serem boas ou não, não são decorrentes delas propriamente dizendo, nem das situações, mas tudo depende de nós mesmos, do nosso modo de vê-las.
O grande lance da vida é aprender a decidir o que nós mesmos queremos seguir. O que é melhor, o que nos faz bem. Não é questão de egocentrismo ou egoísmo, Não! A questão é que, ninguém pode ver por nós, nem sentir por nós, nem pensar por nós mesmos. Só nós temos o poder de criar os caminhos, as alternativas, os começos e os meios, para que no trajeto nos sintamos bem. Se estivermos bem com nós mesmos, esse será o caminho (árduo) a seguir. Se estamos bem conosco, certamente transmitiremos esse bem ao próximo.
Não adianta querer mascarar as próprias dificuldades, transparecer que está tudo ótimo. Se a voz não fala, falam-se os dedos! Ninguém consegue segregar os sentimentos. Um sintoma aqui, outro acolá sempre vão aparecer.
Assumir a condição de sermos ínfimos, não quer dizer assumir a fraqueza. Somos ínfimos, mas capacitados. Temos a autoridade para vencer.
Sorria sempre! Se for preciso chore, quantas vezes forem necessárias, mas não se esqueça dos sorrisos. O sorriso reflete a alma, e mesmo que estejamos tristes, a alma também pode iluminar.
A dor chega para todos. Mas só permanece em quem a permite. Nada é para sempre. Os momentos são efêmeros. Mas a perseverança vence o efêmero.
Crie o seu caminho, construa, plante. A verdadeira alegria floresce de tempos em tempos, mas depende estritamente do que plantares!


(Naná)

2 comentários: